Não há dúvida de que os princípios de marketing eram mal e porcamente usados no automobilismo brasileiro de antanhos. Em 1980, alguém teve a feliz idéia de realizar uma prova do último campeonato brasileiro de Divisão 3 (que no ano seguinte se chamaria HotCars)à noite, no autódromo de Interlagos. Por que à noite, diriam os mais jovens? Por que nos 60, muitas das inúmeras provas de longa duração realizadas em Interlagos tinham largadas à noite, como as Mil Milhas, 12 Horas e 24 Horas de Interlagos. Assim, não surpreendentemente, a sétima prova do campeonato de 1980 teve um excelente público, de mais de 40.000 pessoas, muitos saudosos das velhas guerras de carreteras, Willys, Simca e Vemag.
Cabe aqui lembrar que o governo militar havia proibido provas de longa duração em 1976, por julga-las desperdício de gasolina, mas em 1980 não mais existia a desculpa, pois as provas eram realizadas com motores a álcool.
A corrida não foi de longa duração, pois teria pouco quase 2 horas e meia. Os carros de D-3 eram frágeis, e provavelmente não durariam muito mais do que isso. Os Fuscas já desenvolviam quase 160 HP em 1980, ao custo da fragilidade, ao passo que os Passat começavam a ser desenvolvidos.
Os grandes favoritos do campeonato, Ricardo Mogames, Amadeu Rodrigues, Amadeu Campos, Arturo Fernandes todos quebraram com seus Fuscas. Edson Yoshikuma forçou um pouco mais do que devia, e também acabou com o Passat quebrado. Vicente Correa fez uma excelente corrida, mas no final quem levou o caneco for Jose Antonio Bruno, com um Fusca.
A boa idéia não foi repetida, até porque a partir de 1981 as provas de longa duração voltaram, com a realização das Mil Milhas em Interlagos.
Cabe aqui lembrar que o governo militar havia proibido provas de longa duração em 1976, por julga-las desperdício de gasolina, mas em 1980 não mais existia a desculpa, pois as provas eram realizadas com motores a álcool.
A corrida não foi de longa duração, pois teria pouco quase 2 horas e meia. Os carros de D-3 eram frágeis, e provavelmente não durariam muito mais do que isso. Os Fuscas já desenvolviam quase 160 HP em 1980, ao custo da fragilidade, ao passo que os Passat começavam a ser desenvolvidos.
Os grandes favoritos do campeonato, Ricardo Mogames, Amadeu Rodrigues, Amadeu Campos, Arturo Fernandes todos quebraram com seus Fuscas. Edson Yoshikuma forçou um pouco mais do que devia, e também acabou com o Passat quebrado. Vicente Correa fez uma excelente corrida, mas no final quem levou o caneco for Jose Antonio Bruno, com um Fusca.
A boa idéia não foi repetida, até porque a partir de 1981 as provas de longa duração voltaram, com a realização das Mil Milhas em Interlagos.
No comments:
Post a Comment